Cabo Verde

Cabo Verde

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TACV (de Transportes Aéreos de Cabo Verde), também conhecida como Cabo Verde Airlines é uma companhia aérea de voos regulares e fretados, tanto para transporte de passageiros como de carga, com sua base de operações no Aeroporto Internacional da Praia. É uma empresa nacional da República de Cabo Verde.

É a companhia aérea de bandeira da República de Cabo Verde, uma empresa estatal fundada em 1958, a partir da transformação do então «Aeroclub de Cabo Verde» numa empresa pública de transportes aéreos.

Até 1984, a operação da TACV abrangia apenas as ligações domésticas para 8 das nove ilhas habitadas. A ilha Brava não teve ligação aérea durante este período.

Em 1985, novos horizontes se abriram para a companhia. A emigração em massa de cabo-verdianos para Portugal, que se iniciou a partir da independência de Cabo Verde em 1975, criaram condições de mercado favoráveis para o início da operação internacional com a abertura da linha Sal–Lisboa–Sal.

A partir desta data, a TACV gradualmente foi conquistando novos mercados, tendo actualmente uma rede variada, composta pelas rotas domésticas, regionais e internacionais.

Dois factores foram determinantes para o sucesso da empresa: o facto de existir uma comunidade emigrada que é superior à população residente em Cabo Verde e a descoberta do país como destino turístico na década de 90. Cabo Verde oferece excelentes condições para a prática do turismo, com as sua praias paradisíacas, temperatura amena durante o ano inteiro, povo hospitaleiro e um ambiente social de paz e tranquilidade.

A operação internacional abrange linhas regulares para Lisboa, Las Palmas, Paris, Roma, Bérgamo, Milão, Veneza, Munique, Amsterdam, Boston e Fortaleza, no Brasil. A frota de longo curso é composta por dois aviões Boeing 757-200ER com capacidade de 200 passageiros.

A operação doméstica abrange voos diários para 7 das nove ilhas habitadas. Actualmente, estão suspensas as ligações aéreas para as ilhas da Brava e Santo Antão. As ligações para essas ilhas são feitas por via marítima. Para Santo Antão, a ligação é garantida diariamente por balsa a partir de Mindelo em São Vicente e para Brava a ligação pode ser a partir da cidade da Praia ou de São Filipe. A frota doméstica integra dois aviões ATR-72-500 e um ATR-42-500.

A operação regional abrange as linhas regulares para a costa africana, para onde são realizados voos a partir da cidade da Praia para Dacar,Bissau e Banjul.

A 18 de Novembro de 2009 A TACV foi aceite como membro activo da IATA.

Sem comentários:

Enviar um comentário