Cabo Verde

Cabo Verde

domingo, 7 de fevereiro de 2010



Santiago, a maior ilha de Cabo Verde, pertence ao grupo do Sotavento. Estende-se por cerca de 75 km de comprimento, no sentido norte-sul e cerca de 35 km de largura, no sentido leste-oeste. Dista cerca de 50 km em linha reta da ilha do Fogo, a oeste, e 25 km da ilha de Maio, a leste. Administrativamente, está dividida em 6 concelhos. A cidade da Praia é ao mesmo tempo a capital do país e sua cidade mais populosa. A ilha de Santiago e a Praia tiveram extraordinário desenvolvimento desde a independência em 1975, tendo a população duplicado desde aquele ano. Uma das povoações mais antigas é São Domingos, em vale do mesmo nome, no interior da ilha.

A ilha dispõe do recentemente expandido (novembro de 2005) Aeroporto Internacional da Praia, com pista de 2.100 m de comprimento por 45 m de largura, altitude de 70 m MSL (Mean Sea Level, nível médio do oceano), código internacional "RAI". Situado a apenas 3 km do centro da cidade, o aeroporto recebe vôos internacionais procedentes da Europa (Lisboa, Paris, Amsterdam, Munique), da América do Sul (Fortaleza, Brasil), da América do Norte (Boston) e do continente africano, além dos vôos domésticos.

Ribeira Grande de Santiago, antes Cidade Velha, a 15 km a oeste da Praia, na costa, foi a primeira capital de Cabo Verde.

Cerca de 50 km a norte da Praia localiza-se a cidade de Assomada com o seu concorrido mercado e o Museu da Tabanka. A norte da ilha, a cerca de 75 km da Praia, está a vila do Tarrafal, praia de areias claras e palmeiras, com alguma estrutura turística. Nesse mesmo concelho está o antigo Campo do Tarrafal criado pelo Governo português do Estado Novo ao abrigo do Decreto-Lei n.º 26 539, de 23 de Abril de 1936.

A variante do crioulo cabo-verdiano falada em Santiago recebe o nome popular de badiu, termo também utilizado para designar o natural dessa ilha.

1 comentário:

  1. João Parabéns, a qui quem vos fala é Fredson Spínola. Parabéns pela iniciativa de colocar CV no patamar desejável e aberto a novas perespectivas do mundo globalizado na visão turistica e economica, atos como esse faz mostrar o potencial de tanto a ilha de santiago tem como as demais. É maravilho fazer parte da familia crescente caboverdiana. Sou Brasileiro residente na Bahia Brasil, tive vivência com 01 entrada em cabo verde na ilha de santiago especificamente estadia em assomada. Minha esposa Elisangela Djamila Spínola e meu codê estão ai em CV. Um Abraço. enfer_fell@yahoo.com.br para troca de experiencias e inovações.

    ResponderEliminar